quarta-feira, 29 de julho de 2015

Absolutamente excluido da garrafeira!

Nunca gostei muito de vodca. Também nunca fui grande apreciador de gim, tequila ou absinto. Já nem falo de cachaça ou grogue. Penso que o importante é apreciarmos aquilo que a nossa cultura nos proporciona. Alguma vez viram um larila a beber bagaço?

7 comentários:

Anónimo disse...

Não é Vodca mas sim Vodka........

Vasco Dionísio disse...

Bom dia. Lamento mas nesta casa não se reconhece o acordo ortográfico de 1990. Como no acordo de 1945 o alfabeto não inclui as letras k, y, w, utilizei a palavra vodca, que, independentemente dos acordos, consta de qualquer dicionário actual de língua portuguesa.

Anónimo disse...

Não se trata de acordo ortografico, trata-se de uma palavra estrangeira!
E escreve-se originalmente VODKA!

Vasco Dionísio disse...

A palavra vodka é um estrangeirismo. Se tomarmos como certo que a origem da bebida se encontra na Polónia, a palavra original é wódica, sendo vodka a tradução desta mesma palavra para a língua inglesa. A tradução para português é vodca, pois, segundo o acordo ortográfico de 1945 o k, w, y não fazem parte do alfabeto. Se é uma tradução utiliza-se o alfabeto disponível. No documento 2, onde se encontram as bases analíticas deste mesmo acordo, na base 2 é previsto o uso destas três letras em vocábulos estrangeiros e seus derivados. Regra que neste caso concreto não é aplicável, pois a palavra original é Wódica e não vodka.
Pode verificar o que digo no portal da língua portuguesa no capitulo do dicionário de estrangeirismos.
Em todo o caso, aconselho-o/a a não perder tempo a discutir questões relacionadas com a língua portuguesa com um "gaijo das obras". O cerne da questão é que nunca tive conhecimento que esses moços que andam de mãos dadas fossem consumidores de bagaço. Saúde.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o trolha, tais moços não bebem bagaço!
Nos festejos da supertaça verifica-se que um tal de Suli qualquer coisa, oriundo da beira baixa nao suporta sequer o contacto com cerveja!
Estaremos então perante um colorido?

Vasco Dionísio disse...

Boa noite. O lambesalame não suporta o contacto com cerveja devido a uma questão religiosa, nada tem a ver com a orientação sexual. Apraz-me no entanto, que tenha ido buscar esses festejos no seu comentário. Revela no mínimo que assistiu aos mesmos.

Anónimo disse...

Mas essa questão religiosa é segura?
É pq quando tocou a questões monetárias a salarial o capitalismo falou mais alto!
Relegiao à parte, para mim quem não contacta com cerveja é sempre muito duvidoso!