terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Chegaram os reforços

Chegaram ontem a Alvalade, provenientes da cidade berço, os reforços imprescindíveis que o Marquinho tanto chorou em sede imprópria.
Tobias Figueiredo é em central que se revelará excepcional. Ontem, na apresentação dos reforços de Inverno, a equipa adversária não ganhou bolas na área leonina, não houve grandes penalidades ou autogolos. Provavelmente formará com Paulo Oliveira a futura dupla de centrais da selecção nacional.
André Geraldes foi o melhor em campo. A concorrência é dura, mas este lateral esquerdo adaptado tem a vantagem de ser lusitano para chegar ao onze que se quer português.
Gauld é um miudito que joga que se farta. O meia leca tem uma raça de envergonhar os ditos titulares daquela posição.
Podence já tinha mostrado serviço. Heldon e Esgaio também, não são propriamente reforços.
Wallyson é bom de bola. Foram poucos os minutos, mas percebe-se logo pela intimidade com que trata o esférico.
Quem marca um golo como o segundo apontado pelos leões promete. Dramé é o seu nome e veio do Mali.
Ainda vieram mais uns quantos mas tem de rodar na equipa B.

Relativamente à polémica que tem feito correr rios de tinta já apurei o seguinte. Bruno de Carvalho (BdC) tinha razão quando criticou a equipa A que levou três secos em Guimarães. Se a equipa B ganhou dois zero, o plantel principal tinha obrigação de fazer mais. Foi igualmente assertivo quando referiu que os reforços teriam de provir do plantel existente. Ontem assim ficou provado.
Quanto ao Marquinho só tem é que engolir e seguir em frente. De mansinho, é bom que trate de fazer as pazes com BdC. Ontem viu-se a solidariedade que os jogadores tem para com ele.

Passemos ao sistema. Existe, é incontornável. Depois do jogo dei-me ao sacrifício de olhar para as análises detalhadas dos pa(i)neleiros das três estações de televisão. Na TVI um individuo que há uns dias atrás desafiava Marco Silva (MS) a jogar com a equipa B para mostrar a BdC a qualidade dos reforços de Inverno, desfazia-se em elogios ao treinador do Sporting. Com um pouco de vergonha na cara, engolia o sapo e reconhecia a qualidade dos ditos.
Em todos os canais sucediam-se os ataques a BdC, louvando-se MS. Analistas de trazer por casa, uns bandalhos que ganham a vida a denegrir e manipular o futebol português ao serviço de um sistema que já ninguém consegue ignorar.

Agora para os viscondes e notáveis. BdC fez mais pelo Sporting que as cinco direcções anteriores juntas. Quando defendem MS estão propositadamente, ou em alguns casos ingenuamente, a atacar o actual presidente do Sporting e a minar o seu trabalho. Preto no branco, defender MS é apoiar e fornecer matéria prima a quem quer destruir o Sporting.

Finalmente para BdC. Obrigado por toda a dedicação ao nosso clube. Temo que os interesses que temerariamente enfrenta sejam demasiado fortes sem o apoio de toda a família sportinguista. Independentemente do desfecho do seu mandato, este sócio nunca esquecerá o que era e o que é o Sporting antes  e depois de Bruno de Carvalho!