O que acabamos de ler é um resumo da história do planetário Calouste Gulbenquian. Um centro cientifico e cultural, que à data de inauguração ombreava com os seus congéneres europeus (mais uma prova do nosso alegado atraso durante a tenebrosa noite fascista).
História à parte, o planetário ao domingo da parte da manhã tem uma sessão infantil com vista à introdução da astronomia aos nossos pequenos. Digo-vos por experiência própria que é um bom programa familiar.
"Sessão Infantil"
Nesta sessão podemos observar o céu, as estrelas e as constelações, aprendendo a identificar a Ursa Maior e a Ursa Menor para, a partir delas, localizarmos a Estrela Polar e encontrarmos os pontos cardeais. Depois ficamos a conhecer os principais movimentos da Terra e as suas consequências.
Fala-se também da Lua, suas características físicas, movimento em torno da Terra e diferentes fases. Partindo da Terra, fazemos uma breve “viagem” espacial, através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbrantes galáxias. Ao regressarmos ao nosso planeta, somos surpreendidos por um céu muito nublado e assistimos ao espectacular fenómeno da trovoada.
Adenda: A bilheteira abre às 10:30 e os bilhetes para esta sessão são grátis. O inicio está programado para as 11:30, mas convém chegar antes, não há lugares marcados e a natureza humana por vezes revela-se :-).