domingo, 27 de fevereiro de 2011

Planetário Calouste Gulbenquian


A 20 de Julho de 1965, foi inaugurado um centro científico e cultural, integrado no Museu de Marinha, na tão emblemática zona de Belém, denominado Planetário Calouste Gulbenkian. Assim se satisfazia uma das aspirações dominantes da Sociedade Astronómica de Portugal, fundada em 1917, como se tornava realidade o antigo sonho de um Oficial de Marinha e brilhante astrónomo-amador, o Comandante Eugénio Conceição Silva. Com o seu espírito inventivo e meticuloso, decisivamente contribuiu para a instalação de um moderno aparelho de projecção astronómica numa sala de cúpula semi-esférica, semelhante a muitas outras infra-estruturas que começaram a ser construídas nas principais capitais europeias, permitindo visualizar as estrelas, em qualquer lugar e qualquer tempo. Um magnífico instrumento didáctico ao alcance de todos, permitindo desse modo uma ampla divulgação da ciência astronómica a um povo com uma tradicional vocação de navegadores e descobridores.

O que acabamos de ler é um resumo da história do planetário Calouste Gulbenquian. Um centro cientifico e cultural, que à data de inauguração ombreava com os seus congéneres europeus (mais uma prova do nosso alegado atraso durante a tenebrosa noite fascista).


História à parte, o planetário ao domingo da parte da manhã tem uma sessão infantil com vista à introdução da astronomia aos nossos pequenos. Digo-vos por experiência própria que é um bom programa familiar.

"Sessão Infantil"
Nesta sessão podemos observar o céu, as estrelas e as constelações, aprendendo a identificar a Ursa Maior e a Ursa Menor para, a partir delas, localizarmos a Estrela Polar e encontrarmos os pontos cardeais. Depois ficamos a conhecer os principais movimentos da Terra e as suas consequências.
Fala-se também da Lua, suas características físicas, movimento em torno da Terra e diferentes fases. Partindo da Terra, fazemos uma breve “viagem” espacial, através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbrantes galáxias. Ao regressarmos ao nosso planeta, somos surpreendidos por um céu muito nublado e assistimos ao espectacular fenómeno da trovoada.


Adenda: A bilheteira abre às 10:30 e os bilhetes para esta sessão são grátis. O inicio está programado para as 11:30, mas convém chegar antes, não há lugares marcados e a natureza humana por vezes revela-se :-).

Plano \nclinado 24/01/2011

O estado a que o Estado chegou II


Já aqui tinha referido a investigação jornalística publicada pelo Diário de Noticias entre os dias 7 e 14 de Janeiro de 2011.

Numa associação com a editora Gradiva, o DN compilou os suplementos e publicou o livro.
É um trabalho exaustivo, provavelmente nunca realizado em Portugal, que demonstra de forma inequívoca o abismo para onde somos sugados pelo peso que o Estado tem na nossa economia.

O preço é de 13€, acessível para quem tem sede de conhecimento e gosta de fundamentar com números a sua opinião.