quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os maiores entre os maiores

Hoje enquanto visitava os Destroyers japoneses, o meu filho mais novo, na presença imponente das embarcações, diz-me assim:
-É pai que barco grande- Sorri e, enquanto concordava com o pequeno, a minha mente comparava as 3 500t do Yamagiri e a sua peça de 76mm, com 65 000t e canhões de 457mm (18 polegadas) da classe Yamato.
Classe composta por dois navios, o Yamato e o Musashi e por um terceiro que sem nunca sair dos estaleiros seria reconvertido num porta-aviões.
Não vos canso com pormenores técnicos, digo-vos apenas que foram com larga margem os maiores couraçados de todos os tempos.
O Musashi seria afundado por aviões americanos na batalha do Golfo de Leyta em 1944 e igual destino teria o seu irmão no dia 7 de Abril de 1945, a norte de Okinawa.
Reis sem coroa, estes super couraçados, a par com os seus congéneres de outras marinhas, seriam destronados pelos porta-aviões nas duras e terríveis batalhas navais da II Guerra Mundial.
Pensei em colocar uma fotografia, mas não encontrei nenhuma que mostra-se a real dimensão destes navios. Deixo-vos este vídeo.


Uma manhã diferente


Chegou ontem ao Porto de Lisboa uma Esquadra de Treino Japonesa composta por 3 navios, o Kashima (TV 3508), o Yamagiri (TV 3515) e o Sawayuki (DD 125).

Esta esquadra chega para as comemorações do 150º aniversário do Tratado de Paz, Amizade e Comercio celebrado entre Portugal e o Japão.

Os dois navios aqui ao lado (Yamagiri e Sawayuki), estiveram abertos ao publico durante o dia de hoje, proporcionando aos interessados uma boa oportunidade para um dia diferente.

O Kashima (em Baixo) completa o trio, que tem como missão uma viagem à volta do mundo, com vista à formação de 190 cadetes, os futuros oficiais da Força de Auto-defesa da marinha japonesa.
Recordo que ainda hoje as Forças Armadas Japonesas sofrem restrições impostas pelos aliados no fim da II Guerra Mundial.
Um obrigado ao blog Reverentia que me deu a conhecer este evento.
Por lapso a data que aparece nestas e em anteriores fotografias não é a correcta, as minhas desculpas.