sábado, 24 de novembro de 2012

Modinhas

Anda por aí uma moda de baptizar os cães com nomes de pessoa.

-Maria anda cá já! deixa o caixote do vizinho!
-Manel olha o osso! anda papar.

Vou tentar manter a calma mas não prometo.
Um cão é um cão, uma pessoa é uma pessoa! Independentemente da raça, um cão divide-se em duas espécies; São os bobis e os farruscos, dependendo para os classificar, da intensidade necessária a aplicar no biqueiro para que nos larguem as calças. Um bobi é do interesse da nossa segurança utilizar um pau e um farrusco basta uma chapada no focinho.
Eu compreendo que as pessoas já não têm paciência para criar um filho. Exige dedicação, esforço e tempo, coisas que grande parte das mãezinhas já não possui nestes tempos de modernidade. Agora, não comprem um cão para aplacar o normal chamamento da natureza para a maternidade, é um cão, não é um bebé!!!
Está tudo trocado. Já vi putos de trela e cães ao colo. Não percebo, só uma mente distorcida e muito doente põe uma trela a um filho... uma trela, andam crianças em Lisboa a passear nos jardins de trela. De trela!!! Pior é ver as caras de parvo dos paizinhos, cheios de orgulho em mostrar, não o puto, mas a gerigonça com que o trazem amarrado!
E um cão ao colo? haverá coisa mais ridícula do que andar com um cão ao colo? um cão é para acompanhar o dono dois passos à frente descaído sobre a esquerda. Com uma corrente e um cadeado se for um bobi, ou com um baraço de corda se for um farrusco.
Outra coisa de cortar a respiração são as capinhas os capuzes e as botinhas.
-É por causa do frio - dizem os donos com o sorriso imbecil que cada vez mais se encontra na cara das pessoas. Um cão tem pêlo suas bestas!!! O único adereço admissível a um cão é a coleira! E não estou a falar das que servem para afastar os parasitas. Haverá coisa mais triste do que um cão sem pulgas e uma carraça ocasional? Também não me refiro a correntes cromadas, com um designe abichanado. Coleira são quatro fiadas de ferro com espigões de oito centímetros de comprimento!!!
Falando em parasitas, passando à parte mais delicada, já por algumas vezes presenciei animais de estimação deitados nos sofás, na cozinha, debaixo da mesa do jantar, a dormir aos pés da cama, a dormir dentro da cama e, muitas vezes, à mesa!!! os cães à mesa e os putos numa mesa ao lado! Um puto é para se sentar ao lado do progenitor. Se é meu filho é para estar perto de mim. Uma mesa para as crianças e uma mesa para os adultos... tristeza, complexos de novo-rico que não tem onde cair morto. Cão que é cão não pisa a soleira da porta, e mais nada!!!
Existem agora os hotéis para cães,os spas para cães e os cemitérios para cães. É mau demais. Um dono que manda um cão para um hotel ou para um spa canino devia passar um mês a pão e água dentro de um barril de duzentos litros. Quanto aos cemitérios é coisa de gente preguiçosa. Um cão morre e o dono presta-lhe a última homenagem pegando na pá e enterrando-o à beira da estrada onde passa com frequência, para se lembrar com assiduidade do seu leal companheiro.
Comida para cães...um cão come restos, o que cai para o chão ou o que desenterra! Rações com suplementos para o pelo ficar mais lustroso são coisas inventadas pelas multinacionais para sacar dinheiro a idiotas. As únicas rações que conheço são para o gado e as de combate. Das últimas referidas já comi umas quantas, não dei ao cão.

Voltando aos nomes: bobi, poeta, mondego, leão, sabimbi, biscoito se for um daqueles salchichas comprido, passafrio ou passafome se for um rafeiro escanzelado, farrusco se for maoiritáriamente de cor preta... enfim, um sem fim de possibilidades para quem respeita o melhor amigo do homem.

Em jeito de conclusão deixo uma sugestão. Da próxima vez que virem um cachopo de trela façam como eu, ladrem-lhe e deliciem-se com a indignação dos donos.

Adenda: Se algum dos leitores pensa que não gosto de cães, é porque não percebeu o que escrevi. Para que fique registado, cada vez gosto mais de animais do que de pessoas.

Heróis do Ultramar


Mais um testemunho da bravura das nossas gentes. Exemplos de homens que serviram a nossa Pátria defendendo aquilo que era nosso por direito e, que outros entregaram num acto de traição na página mais negra da nossa História.

Por cada um destes heróis, centenas foram ceifados pela morte. Mais importante do que atingir a gloria é a intensidade com que se o tenta.