quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rega bofe

No ano passado 69 empresas publicas gastaram 102,7 milhões de euros em consultadoria.
Desses 102,7 milhões, 71,89 foram por ajuste directo!

Temos pena...

De Espanha nem bom vento nem bom casamento.
Foi hoje conhecida a escolha da FIFA para a realização do Mundial de futebol 2018 e 2022.
Ao contrário da vontade dos defensores da união ibérica a candidatura conjunta entre Portugal e Espanha para 2018 foi preterida em prol da Rússia, esse colosso que de à uns anos para cá desperta em todas as frentes.
Temos pena... mas é pouca!

Presentemente...

Presentemente está entregue a pessoas incompetentes, que apenas usam o clube para satisfazer a sua vaidade e ambição pessoal.

Quem me conhece sabe que não gosto de julgar precipitadamente pessoas ou acontecimentos. Por isso mesmo esperei três meses para aqui voltar a falar do "meu" clube.

Passados cem angustiantes dias, não consigo permanecer em silêncio.

Abordo apenas o futebol, que quer queiramos ou não, é a principal e mais visível modalidade do clube e a que movimenta maiores verbas.

Para falar de futebol, obrigatoriamente temos de falar da academia já anteriormente aqui focada. Trata-se na opinião de muitos, da melhor escola de formação de futebol do mundo e, pretensiosismos aparte, o futebol português, em especial a selecção nacional, muito deve a esta exemplar instituição.
O que me leva à próxima questão... Como é possível ao Sporting continuar a fornecer ao futebol valores individuais de grande monta e depois permitir aos abutres somas exorbitantes aquando das transferências desses mesmos jogadores?
Para quando a criação de uma empresa ligada ao clube de Alvalade que tenha por missão a gestão profissional das carreiras dos jogadores formados na Academia, defendendo desta forma os interesses do clube?
Pensem simplesmente na simplificação do processo negocial no mercado. O clube interessado na compra, o jogador e o clube que vende e representa esse mesmo jogador.
Não tenham duvidas, presentemente o Sporting vive refém dos interesse dessa espécie de especulador internacional conhecido por empresário. Basta ver recentemente as transferências de João Moutinho e Miguel Veloso, ou a aquisição dessas preciosidades futubolisticas que dão pelo nome de Caicedo e Pongole...
Passando para direcção...
Um presidente controverso, vaidoso, sem competências profissionais para assumir o cargo.
Um director desportivo com ligações afectivas a um rival (Ruben Micael, André Vilas Boas, João Moutinho, Vucevic, Izmailov...).
Departamento clínico...
Corro o risco de ser injusto, mas já que estou em maré de desabafo, alguém me consegue explicar que super bactéria atacou jogadores imprescindíveis como Leandro Grimi e Marat Izmailov?
Já com Carlos Martins foi o que foi...
Analiso agora o plantel...
Com todo o respeito por Paulo Sérgio, não creio ser a pessoa indicada para treinador do clube.
O Sporting joga mal e nitidamente à defesa, como se trata-se de uma equipa de segunda linha, fruto de um modelo de jogo que implica sempre dois trincos...e isso é da responsabilidade do treinador.
Por sectores.
Patrício indiscutivelmente o titular na baliza, Carriço não está num bom momento e Polga não é certo (nunca foi). Nuno André Coelho parece-me a melhor aposta para o eixo da defesa, fazendo dupla com o actual capitão do Sporting. No lado direito João Pereira é um leão pleno de raça. No lado esquerdo Evaldo é algo que oscila entre o lamentável e o sofrível.
O leitor há-de reparar que quando o adversário faz uma transição rápida para o ataque é o central que cobre o flanco esquerdo do Sporting. O Evaldo normalmente fica no eixo ou completamente fora da jogada. Atentem no numero de golos sofridos pela equipa com origem no lado esquerdo da defensiva... que saudades de Grimi e da sua entrega ao jogo.
No meio-campo jogamos com dois trincos assumidos (Maniche e André Santos), ou com três disfarçados (juntar o Pedro Mendes ou Zapater no caso de haver lesões ou castigados).
Médios criativos é perfil que não encaixa no modelo de Paulo Sérgio. Depois é ver o Sporting sem opções para conduzir a bola de forma sustentada para o ataque. Izmailov castigado, lesionado e com um processo a decorrer no tribunal de trabalho, Pereirinha dispensado, vukcevic a jogar de tempos a tempos na posição de avançado e Salomão pouco utilizado... Valdés tem sido o mais produtivo até à data. Nem com o Matias lesionado o Sporting consegue jogar um futebol fluido.
Na frente Liedson fora de prazo, Djaló inconstante e Postiga em grande.
Se a tudo isto juntarmos uma rotatividade no onze claramente prejudicial à formação de uma equipa no real sentido da palavra, podemos considerar que a diferença entre a presente situação, pouco favorável, e o descalabro total assenta no excelente momento de forma de Postiga, João Pereira e Patrício.

Sporting Clube de Portugal

O objectivo deste post não é de alguma forma uma tentativa de enaltecer o Sporting e consequentemente minimizar os feitos de outros clubes. Trata-se apenas de uma introdução a uma analise da presente situação do clube.
O Sporting é, neste momento, o clube da Europa com mais troféus - 20.000.
É o clube europeu com mais atletas campeões europeus e mundiais e com medalhas olímpicas.
A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109.
O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid 23 e o Sporting 22: 15 em atletismo, cinco em hóquei em patins, um em futebol e um em andebol.
Sporting, Real Madrid e Barcelona são os clubes da Europa com mais participações nas taças europeias de futebol.
O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos.
O Sporting é o único clube que pode orgulhar-se de ter dois futebolistas por si formados eleitos melhores do mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

O jornal "Sporting" (primeiro número saiu a 31 de Março de 1922) é o mais antigo de todos os clubes mundiais.

O Sporting tem dois museus oficiais, em Lisboa e em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu. A Academia Sporting, com certificação internacional, é a melhor academia de futebol do mundo, seguindo-se a do Lyon e a do Ajax.

Em títulos europeus conquistados o Sporting ainda hoje tem recordes.
No atletismo, tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que, até ao momento, ganhou a Taça dos Campeões Europeus de pista e a Taça dos Campeões Europeus de cross, esta por 14 vezes.
No hóquei em patins, é o único clube europeu que ganhou as três competições europeias (uma Taça dos Campeões, três Taças das Taças e uma Taça CERS).
No futebol tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1) e o recorde de golos marcados por um jogador num só jogo - 6, de Mascarenhas -, ambos no jogo da Taça das Taças de 1963/64, frente ao Apoel de Chipre.
Esta é parte da história de um grandioso clube, que presentemente...