quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Igreja de Nossa Senhora do Livramento e de S.José

A igreja de Nossa Senhora do Livramento e de S.José, conhecida por igreja da Memória foi mandada construir pelo rei D.José I, como forma de agradecimento por ter escapado com vida a um atentado no dia 3 de Setembro de 1758.

A primeira pedra foi colocada no dia 16 de Setembro de 1760, no preciso local onde acorrera a tentativa de regicídio.

O rei encomendou o projecto ao conceituado arquitecto italiano, Giovanni Carlo Galli Bibiena (1717-1760) que apenas testemunhou o inicio dos trabalhos. Com a sua morte as obras passaram para as mãos do arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1786), autor de inúmeros e prestigiantes projectos, nomeadamente o Palácio Nacional de Queluz.

Em 1762 as obras param devido a dificuldades financeiras, sendo retomadas apenas em 1781. O responsável designado foi então,o arquitecto das Obras Publicas Reinaldo Manuel dos Santos.

As obras estariam praticamente concluídas em 1785, embora a consagração dos sinos tenha ocorrido no ano de 1788, pelo bispo do Algarve D.José Maria de Melo.

Em 1923 os restos mortais de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º Marques de Pombal, foram transladados para a igreja, onde ainda hoje se encontram.

Presentemente é a sede do Ordinariato Castrense de Portugal/Diocese das Forças Armadas e de Segurança.