quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Eficácia informativa.

Ontem na cidade belga de Liège, um individuo alegadamente de nacionalidade belga, atirou granadas e alvejou indiscriminadamente transeuntes num atentado nunca antes visto naquelas paragens.

E porque digo alegadamente? porque parto do principio errado de que se nasceu na Bélgica é de nacionalidade belga. Se partisse do principio correcto de que só é belga se o pai e respectiva mãe forem belgas, então poderia afirmar sem receios de cair em erro, de que ontem na cidade belga de Liège um individuo de nacionalidade marroquina levou a cabo uma matança, que teve como consequencia a morte de seis indivíduos e ferimentos em mais de uma centena.

Como tudo isto foi noticia de abertura dos telejornais, caí no erro de ligar o televisor naquela estação de televisão que tem um curral cheio de câmeras há quase dois meses e que dedica grande parte da sua emissão a divulgar imagens exemplares do que por lá se passa.


Mas voltemos à noticia. Imagens do local, um jornalista a fazer o "directo", o testemunho dos sobreviventes, um resumo da "carreira" do homicida, e... o fecho bombástico!!! o individuo tinha ligações à extrema-direita!!!

Nem mais nem menos, um marroquino com ligações à extrema-direita. E eu a pensar que já tinha ouvido tudo, que já difícilmente me surpreendia.

Hoje, fontes de alguma credibilidade jornalistíca afirmam que este senhor afinal até era membro de um movimento radical islâmico. Como é evidente isto já não foi divulgado.


Aproveito para fazer um pequeno paragrafo sobre o que sucedeu na Noruega, com vista a complementar a seriedade e o rigor jornalistico da nossa terra.

Falo evidentemente de Andres Breivik. O nazi Breivik.

Então mas o homem não era pró-Israel?

Era, mas não interessa. Era um nazi pró-israelita.

Então mas não pertencia à maçonaria?

Sim, mas também não interessa, era um nazi maçon pró-Israel.

Então e católico?

Mau, já estás a ser impertinente. Era um nazi católico (que evidentemente se cansou de oferecer a outra face), maçon pró-sionista. Mas como a definição é demasiado longa, basta dizer que era nazi, Tem outro impacto, elucida de forma clara os tele espectadores.