quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Turistas algarvios


Iniciei-me na prática do mergulho amador à meia dúzia de anos. Aderi ao método de formação da PADI e ao meu ritmo lá fui evoluindo, na organização que no meu entender veio revolucionar o mundo do mergulho amador.

Tema obrigatório entre um grupo de amigos mergulhadores são os tubarões. Predadores implacáveis, sulcam os oceanos no topo da cadeia alimentar sendo apenas perseguidos pelo homem, essa criatura que no geral mostra um total desrespeito pelas outras espécies com quem divide o planeta.

Lembro-me que em algumas dessas conversas, os mais "afoitos" se lamentavam da costa portuguesa não ser frequentada por esses magníficos animais. Eu dizia-lhes que o crescente aquecimento das águas que banham a nossa orla marítima, em especial no Algarve, lhes traria em breve a oportunidade por eles tão ansiada.

Regra geral estas observações provocavam nos meus companheiros uns sorrisos trocistas e uns olhares zombateiros...

O ano passado um amigo que por profissão é nadador salvador, telefona-me em polvorosa, às 7:00 horas de uma manhã de Agosto, directamente de uma concessão algarvia...

-Épá nen sabes o que me acontecéu

-Então? uma camone pôs-se a fazer top less na torre de vigia?

-Que jêto, tou falando sério. Fui à água para ver que bandêra punha hoje, e na prancha pûs-me um poco más ou largo... passa-me uma barbatana a 50 métros dééé...

Hoje saiu uma noticia no Diário Digital, onde se confirma terem sido avistados vários cardumes de tubarões-martelo a 2 milhas de Sagres. A noticia diz que não há motivos para alarme, que não há registo de ataques a pessoas por parte desta espécie... mas que os banhistas devem evitar o contacto, não vá o tubarão tece-las.

Não sendo alarmista, nem querendo provocar o pânico, tal não corresponde à verdade. Existem 33 casos registados sem vitimas mortais. Não sendo a mais perigosa espécie de tubarão relativamente ao homem, existem exemplares com 6 metros de comprimento.

O tubarão-martelo é uma das espécies em maior risco de extinção, calculando-se que o numero de indivíduos presentemente seja de apenas 10% do que existia em 1986. Uma pequena nota, possuem os sentidos mais aperfeiçoados de todos os tubarões.

Ou seja, com temperaturas da água a rondar os 25 graus era de prever a chegada destes novos turistas ao Allgarve. E preparem-se, pois previsivelmente em breve virão na companhia dos primos grandes. Daqueles que fazem as manchetes dos jornais da Califórnia, Hawai, Austrália, Florida...