segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Sonata de Kreutzer


Ciúme, adultério e morte. É esta a sequência da confissão trágica e apaixonante de um uxoricida. Paralelamente a abordagem pessimista do casamento enquanto instituição e as relações carnais como causa da degradação humana.

À semelhança de "A Morte de Ivan Iliitch" um conto magistralmente escrito por um dos grandes mestres da literatura.

Mais um roubo...

Furto qualificado. Não tenho outras palavras.
Este ano lectivo, para um dos meus filhos, paguei a módica quantia de 216,00€ (duzentos e dezaseis euros) só em manuais escolares. Ainda ficaram por adquirir os manuais de Educação visual e Educação Fisica, que os professores das respectivas disciplinas fizeram o favor de dispensar. Sim senhor, continuo à espera que o Mário Nogueira se pronuncie sobre esta matéria.

Yes we can, but....

Com as eleições presidenciais à porta, o brother dono do cão de nacionalidade portuguesa prepara-se para mais quatro anos de mandato. Para trás ficaram as promessas, quase todas por cumprir, e o famoso slogan yes we can.
Em traços gerais este homem onde todo o mundo depositou esperanças revelou-se um autentico fiasco.
Internamente apenas no campo da saúde se fizeram modestos progressos. Em tudo o resto foi o descalabro total. Onde ficou a tão apregoada moralização da alta finança? O combate ao desemprego? A justiça social? Guantanamo?...
Fora de portas, o Nobel da Paz demonstrou empenho total na... harmonia mundial. O Afeganistão é um bom exemplo do sucesso da politica externa norte-americana. A Líbia, outrora o segundo país mais prospero de África, é hoje um destroço fumegante graças a essa mesma politica. Segue-se a Síria no período pós-eleitoral e consequentemente o Irão.
Depois da vitória, Barraca Abana terá uma agenda extremamente preenchida. Submeter economicamente e definitivamente a Europa, militarmente o Médio Oriente e, pelo meio ainda sobrará tempo e vontade para financiar mais umas revoltas em prol da democracia. Será a Rússia a próxima Nação onde a Primavera chegará antes do tempo? Esperemos que não.
Quanto a nós, enquanto não abandonar-mos os indivíduos que consomem cerveja morna e não houver coragem para uma aproximação ao leste,  resta-nos aguardar e deliciarmo-nos com as McBifanas.