quarta-feira, 7 de julho de 2010

O voo da águia


Não, não é mais um livro acerca do passado campeonato de futebol. Para essa temática já não há títulos disponíveis.
Trata-se somente de um livro que adquiri, enquanto esperava pelo segunda obra da saga "Guerreiro de Roma".

Simon Scarrow é professor no colégio de Norwich e os seus livros contam com legiões de seguidores por todo o mundo.

As suas obras narram-nos as aventuras do centurião Macro e seu optio, Cato, no decorrer das campanhas militares de Roma.
Este livro em particular fala-nos da invasão da Bretanha, levada a cabo pelo imperador Cláudio.
Um livro de leitura fácil e agradável, embora a titulo pessoal, sem aspirações a critico literário, prefira Harry Sidebotton e o seu herói, Balista.

Até à morte

A Comissão Europeia sugere que os Estados-membros aumentem progressivamente a idade da reforma até aos 70 anos.

Enquanto uns indivíduos, lá para os lados de S. bento, se reformam passados 7 anos, è suposto eu andar a carregar barrotes ás costas, até partilhar a marmita do almoço com o Alzeimer todos os dias.

Eu compreendo, o ócio da-lhes para a parvoíce, sugiro pois, que os dignos membros da dita Comissão Europeia, façam um estágio (daqueles que estão agora na berra, sem férias, sem direito a subsidio de desemprego, sem subsidio de férias, sem 13º mês, sem subsidio de Natal...) na minha humilde e modesta empresa.

Ponho-vos a carregar tábuas de solho ao meu lado, ás 2 da tarde, debaixo de temperaturas que rondam muitas vezes os 40 graus, que vos passa logo a parvulez.

O Rei dos Reis


Acabei de ler o segundo livro da trilogia o "Guerreiro de Roma", que nos narra as aventuras de Balista, um general nas legiões de Roma.
A narrativa empolgante, consegue integrar de tal forma o leitor no enredo, que ainda me encontro a sudeste de Somasata, a tentar escapar das hordas de cavalaria sassânida. Deixo-vos a sinopse desta obra de leitura obrigatória, para os aficionados do género.
256 d.C.
O fantasma da traição paira como um pressagio sobre o Império Romano. A chama do fervor cristão espalhou-se pelo Império como um incêndio e, nos círculos de poder, há intrigas de homens perigosos e poderosos. Entretanto, as forças sassânidas pressionam sem tréguas a fronteira oriental. O destemido general Balista regressa à corte imperial da cidade arruinada de Arete... e descobre que há quem prefira -lo morto. De um momento para o outro, Balista vê-se envolvido numa rede de intriga e fanatismo religioso... e a sua coragem e lealdade a Roma e ao imperador serão postos à prova.