quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dois Hussardos / A Felicidade Familar



O primeiro (Dois Hussardos), aborda o misticismo que envolve os oficiais de cavalaria russa no início do século XIX. A sua vitalidade temerária que conduz ao excesso, muitas vezes traduzido em violência. De atentar nas diferenças entre a conduta dos dois oficiais, pai e filho.
Felicidade Familiar é um hino ao Amor. A dedicação extrema, o carinho, a correcção no trato, tudo isto encaminhará a relação ao ponto do não retorno, onde a futilidade do momentâneo marca de forma irremediável o mais belo dos sentimentos.

Adenda: Já aqui Tolstói revela a sua atracção pela vida no campo.

Pussy Riot

As "Pachachas Amotinadas" (tradução livre do autor) acabaram condenadas a dois anos de prisão. Pobres moças, apenas invadiram uma catedral com o intuito de filmar um novo videoclip. Entraram, grasnaram, deram uns pinotes e acabaram detidas...
Em defesa do auto-intitulado grupo punk notabiliza-se Madona ,outra que frequentemente anda com o pito aos saltos (dedução do autor, tendo por fundamento a actuação da cantora), que de imediato se insurgiu contra a falta de liberdade artística na terra dos czares. Também o líder dos xuxas tugas enviou uma carta ao embaixador português em Moscovo, onde demonstrou o seu descontentamento pela pena atribuída à banda "grelo revoltado" (tradução livre do autor). Seria irrisório se não fosse ridículo. Tozé Inseguro preocupado com a falta de liberdade de expressão a 9000 Km  de distância... podia-se preocupar com o desemprego por cá, ou com o empobrecimento geral da população portuguesa... mas não, sempre internacional, um jotinha no seu melhor.