sexta-feira, 11 de junho de 2010

Comemorações do 10 Junho


Foi com muito orgulho que participei no 17º encontro de combatentes, realizado ontem, no Monumento aos Combatentes do Ultramar.

Este evento esteve inserido nas comemorações do 10 de Junho e visava homenagear a todos quantos, ao longo da nossa História, foram um dia chamados a servir, tombando no campo da honra, em qualquer época ou ponto do globo.

A cerimonia decorreu num ambiente de sincera camaradagem, entre homens que se propuseram a fazer pela Pátria, o derradeiro sacrifício, a oferenda da própria vida.

Apostilha: Estranhei a ausência de representantes politico-partidários, excepção feita ao Partido Nacional Renovador. Curioso... os nossos dirigentes políticos oferecem contingentes para missões no estrangeiro que nada tem a ver com o interesse nacional e, na altura de homenagear os mortos, nem uma flor na campa.

Eleições na Holanda



Decorreram na passada quarta-feira as eleições para a câmara baixa do parlamento holandês.

A vitória coube ao partido liberal de centro direita liderado por Mark Rutte, que conseguiu 31 deputados. Em segundo lugar ficou o partido trabalhista de Job Choen, com 25 lugares e, em terceiro o grande vencedor, o partido da liberdade de Geert Wilders, que praticamente triplicou o numero de lugares, de 9 para 24.

O partido do actual primeiro ministro, Jan-Peter Balkenende, foi a quarta força politica com apenas 21 deputados eleitos, o que levou já à sua demissão.

De salientar que o partido da liberdade, conseguiu este resultado contra uma serie de ameaças e pressões, exercidas pelos mais diversos quadrantes sobre o eleitorado holandês.


Apostilha: Uma breve nota sobre um assunto que em breve tenciono abordar, o parlamento holandês possui 150 lugares, elegíveis por uma população total de aproximadamente 16 milhões...

O "desalento" entre pessoas do mesmo sexo (I)

Começo por abordar este tema, comentando as declarações da srª deputada Joana Amaral, feitas no decorrer de um debate televisivo. Para esta militante do bloco de esquerda o casamento entre pessoas do mesmo sexo, é, e passo a citar "um avanço civilizacional".

Curioso, como algo completamente contra natura, pode representar de alguma forma um avanço...

Relembrando o debate franco-alemão sobre a cultura, ou a antítese "cultura", "civilização" no fim do século XIX principio do século XX, aquilo que para esta senhora se trata de um avanço civilizacional, não é mais do que uma aberração cultural, se tivermos em conta o contexto social onde estamos inseridos.