terça-feira, 19 de março de 2013

Doutor Glas


Uma bela história sobre um médico que queria ajudar uma mulher adultera pela qual estava apaixonado. Pelo meio ainda houve espaço para tecer umas considerações sobre o aborto, a eutanásia, os direitos das mulheres e mais umas coisas que valeram ao autor a exclusão dos círculos literários suecos do inicio do século XX.

Tyco Gabriel Glas, uma personagem que se refugiava nos amores impossíveis para justificar a apatia que o condenou à solidão. Um médico com uma ética distorcida, que negava o auxilio a uma jovem grávida desesperada, mas capaz de um homicídio moral destinado a proteger a amada infiel das suas obrigações conjugais.

 Uma obra-prima escandinava.

Experiências...

... em curso no Chipre. Vamos ver como corre para depois decidir se aplicamos nos outros países que recorreram à "ajuda" do FMI. Dez por cento, é a módica contribuição de quem teve o desplante de juntar uns "trocos" para a velhice.
O caricato é que os cipriotas esperam ordeiramente à porta dos bancos para terem acesso ao que é seu por direito. A mansidão humana não tem limites.