quarta-feira, 30 de março de 2011

Pritzker 2011


O prémio Pritzker, que teve a sua primeira edição em 1979, é atribuído pela fundação Hyatt todos os anos a um arquitecto vivo e é considerado por muitos como o Nobel da arquitectura.

Este ano coube ao arquitecto português Eduardo Souto de Moura ser galardoado com esta distinção, sendo o segundo português a conseguir obter este prémio.

O arquitecto Siza Vieira foi o primeiro em 1992.

De salientar ainda que desta forma a Faculdade de Belas Artes do Porto é a única instituição no mundo a ter dois docentes com este prémio.

Caça piratas

A fragata Vasco da Gama iniciou viagem para o Oceano Indico onde comandará a European Union naval Force Somália, uma força composta por dez navios com o objectivo de dissuadir a pirataria naquela região do globo.

O comando da Operação Atalanta ficará a cargo do comodoro português Alberto Silvestre Correia.



Adenda: Se porventura lhes tivesse sido atribuído o patrulhamento dos "mares de S.Bento", não haveria navios suficientes para aprisionar os piratas que por aí abundam.

Doutor Honoris Causa




A Universidade de Coimbra, uma instituição com mais de sete séculos de história, atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa ao senhor que eloquentemente discursa no vídeo acima visionado.