terça-feira, 10 de agosto de 2010

Falta de inspiração


Vivendo e aprendendo.
Já tinha ouvido falar de Tiago Rebelo, mas como bom trolha que sou ainda não tinha lido a sua prosa.
Um belo dia, enquanto passeava os olhos pelas novidades literárias numa grande superfície, o titulo e o nome do autor, já referenciado, saltaram-me á vista.
-Vais-te arrepender- foi o primeiro pensamento que me aflorou à mente, mas a curiosidade mórbida falou mais alto e quando dei por mim já o trazia colado ao corpo.
"Obra" de leitura rápida, de cariz vulgar, previsível, inspirada nos acontecimentos relativamente recentes que "ensombraram" o nacionalismo em Portugal.
Façamos um rápido exercício de raciocínio, se o leitor estivesse nitidamente com falta de inspiração e precisa-se de vilões para um livro da treta, em quem é que o caro amigo se lembraria?
Evidentemente, ia buscar os Skinheads.
Juntava um inspector da Judiciária engatatão, ajudado por um colega negro, para ser politicamente correcto, umas moças jeitosas, uns advogados corruptos, uma pobre criança para servir de vitima e tinha os condimentos para o Worst-seller do ano.
Apostilha: vi uma entrevista do autor aquando do lançamento do livreco. Paço a citar: " a democracia não é uma coisa assegurada".
Tenham medo, muuuito medo...

Olho de Hertzog



"O Olho de Hertzog" é o 5º romance de João Paulo Borges Coelho. Esta obra foi distinguida com o prémio Leya e conta-nos a história de um oficial alemão, integrado no schutztruppe, corpo militar alemão comandado por lettow-Vorbeck, um brilhante comandante que lutou em África na I guerra Mundial. Este jovem oficial deixa-se aliciar pelo sabor da aventura e parte em busca da fortuna na forma de um diamante.
Confesso que até meio do livro achei o enredo complicado, demasiado complexo para prender o leitor. Não sendo critico literário esperava um pouco mais, nomeadamente se tivermos em conta a riqueza e o contexto da época e dos cenários.

Terça-feira