sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Melhor da Europa




Melhor da Europa.


Rui Patrício foi considerado pelo site espanhol 20 minutos, como o melhor guarda-redes a jogar na Europa.


O melhor da Europa...

Treinador de bancada

Venho por este meio comunicar que não sou treinador de futebol. Mas também não sou fadista. Sou trolha, profissão vulgarmente conhecida por " homem das obras".

Ora, é comummente aceite que se existe profissão que ombreie com a de treinador de futebol no que concerne a conhecimentos sobre o "desporto rei" é a minha. Na obra fala-se da jornada que passou à segunda e terça, da jornada que se segue à quinta e sexta e, se por milagre não existirem jogos a meio da semana, à quarta é o silêncio que impera.

Os conhecimentos que os meus colegas de profissão possuem sobre esta modalidade desportiva, supera em larga escala todo e qualquer saber acerca da resistência dos materiais, técnicas de construção, utilização de ferramentas,ou, qualquer temática relacionada directa ou indirectamente com qualquer espécie de edificação. Para um trolha, se há matéria que possa vagamente competir com o futebol, é a "bilha" ou as "prateleiras" da vizinha do 3ºC. Tirando isso...

Como acredito que o conhecimento deve ser partilhado, quero aqui deixar algumas considerações sobre o assunto.


- Em equipa que ganha não se mexe.

-Em equipa em construção, o onze inicial deve manter-se o mais inalterado possível de jogo para jogo. É necessário criar rotinas de jogo.

-Em equipa em construção, não se poupam jogadores. É necessário criar rotinas de jogo. Se eu carrego barrotes todos os dias, correr 90 minutos atrás de um objecto esférico que praticamente rola sozinho, não deve ser tarefa extenuante para jovens com médias de idade abaixo dos 25 anos.

-Em equipa em construção não se "lançam" novos jogadores em jogos importantes. Um jogador novo, deve começar por jogar pequenos períodos de tempo, de preferência quando o jogo já está decidido, ou não tem grande relevância. Quando se opta por pôr a jogar um atleta a titular num jogo de importância capital, regra geral, a única coisa que se consegue é "queimar" o dito.

-Em equipa em construção, ou não, a posição 6 é fulcral!!! Não se pode fazer experiências nessa posição!!! O trinco é fundamental na acção defensiva e, fundamental na construção do ataque. Não existe nenhuma boa equipa no mundo, que num esquema de 4x3x3 não possua um médio defensivo competente. Se não existir na equipa um jogador com estas qualidades, opta-se por um 4x4x2, ou em alternativa, no caso de se ter à mão um jogador tecnicista, que apenas sabe jogar atrás do avançado, por um 4x2x1x3.

-Em equipa em construção, ou não, na atmosfera do balneário deve respirar-se liberdade. O treinador tem liberdade para mandar e os jogadores liberdade para obedecer. Uma autentica democracia.


E pronto. Para já penso ser suficiente. Espero ter contribuído para, no caso de ser necessário, ajudar alguém que porventura necessite.


Adenda: Hoje, sem motivo aparente, apeteceu-me partilhar estas regras básicas sobre futebol. Apeteceu-me...