sábado, 11 de dezembro de 2010

Estudo encomendado (I)

A Naer, empresa publica responsável pelo novo aeroporto de Lisboa, publicou um estudo onde chega à conclusão que este investimento renderá o dobro daquilo que irá custar até ao ano 2050.

Nesse mesmo estudo, Portugal perderá 290 milhões de passageiros entre 2018 e 2050, se este projecto não for executado.

Em primeiro lugar gostaria de saber em que dados se baseia este estudo para chegar a tão brilhante conclusão. Parece-me no mínimo dúbio, que perante a conjuntura actual, onde destaco a emergência das economias orientais directamente relacionada com a crise europeia e norte americana, se consiga fazer previsões a uma distancia temporal de 40 anos.

Depois existe a questão do estudo ter sido elaborado pela empresa responsável pelo projecto...é sempre suspeito quando a principal interessada na execução do novo aeroporto de Lisboa venha apresentar estudos acerca das vantagens da concretização e dos malefícios da não concretização do mesmo.

E por fim a loucura do projecto. Planeia-se construir um aeroporto de Lisboa a 40 km de... Lisboa, quando o aeroporto da Portela se situa em pleno coração da cidade ( a Ota era a 60Km).

Toda a rede viária e ferroviária inerente ao projecto terá de ser construída de raiz, o que implicará milhões de euros de investimento. Milhões de euros que Portugal não tem. Esse dinheiro será emprestado pelo estrangeiro o que levará ao aumento da divida externa, já de si exorbitante.

Esses mesmos milhões serão pagos não apenas por nós, mas também e essencialmente pelas gerações vindouras.