domingo, 16 de novembro de 2014

A mulher mais bonita da cidade


Penso que já aqui o referi mas por vezes dou por mim a pensar que a diferença entre um bom escritor e um grande escritor é a capacidade, ou ausência dela, de descrever situações sem as ter vivenciado e levar o leitor a experienciá-las. Charles Bukowski é um grande escritor, descreve a sarjeta mais conspurcada de uma forma apenas possível por aqueles que por lá passaram. 
Os temas desta compilação de contos abordam o que de mais negro a alma humana contém. Alcoolismo, pedofilia, prostituição, drogas, jogo, nada é demasiado sórdido para a prosa de Bukowski. Poderão pensar tratar-se de um daqueles livros que tem por finalidade chocar o leitor, confrontando-o com situações demasiado violentas e surreais. Nada mais errado. Aqui tudo é regado com um humor caustico e cínico, apenas compatível com mentes inconformadas e doentes. O que sensibiliza, é a capacidade de encaixe de quem relata as situações maioritariamente vividas na primeira pessoa e as descreve de uma forma apenas possível aos verdadeiros inadaptados.

"e numa noite  em que estávamos a beber vimos o corpo de um tipo a cair diante da nossa janela. (...)eu sentei-me a beber vinho(...) enfim que se lixe, todos temos os nossos problemas. nunca percebi de onde vinha a nossa renda e a bebedeira deixava-nos demasiado maldispostos para procurarmos trabalho. sempre que ficávamos preocupados, a única coisa que podíamos fazer em relação a essa nossa preocupação era foder, que nos fazia esquecer a questão por uns tempos. Fartávamo-nos de foder, (...) o hotel inteiro estava cheio de pessoas como nós, a beber vinho e a foder e sem saber qual era o próximo passo. de vez em quando uma delas saltava da janela. (...) passávamos uma parte de cada dia no parque a olhar os patos. acreditem no que vos digo, quando estamos em baixo por causa da bebedeira ininterrupta e de falta de refeições como deve de ser, e estamos fartos de foder para esquecer, não há nada que bata os patos. isto é, há que sair de casa, pois é possível cairmos numa tristeza profundíssima e dai  nada sermos nós a saltar da janela. é mais fácil do que poderíamos imaginar."

Adenda: Charles Bukowski foi o poeta que serviu de inspiração à serie badalhoca-erudita Californicacion, protagonizada por David Duchovny.
 

Marsz Niepodleglosci 2014



A onda alastra para ocidente. Da Ucrânia para a Polónia.