terça-feira, 20 de julho de 2010

Nobel da literatura

Gunter Grass recebeu o Prémio Nobel da literatura em 1999.
Posteriormente lançou "Descascando a cebola" uma autobiografia no espaço temporal de 1939 a 1959.
Neste livro o autor revelou a sua adolescência, como quando com a idade de 13 anos integrou as Waffen SS, onde combateu a fase final da guerra.
Um livro pleno de arrependimento, onde fica implícito um pedido de desculpas por ter acreditado no ideal Nacional-Socialista.
As reacções não se fizeram esperar e, se é verdade que gente houve que tenha defendido Grass, grande parte comunidade literária internacional apontou-lhe o dedo, como se de um dia para o outro a qualidade da sua escrita se tivesse evaporado.
Saramago foi um dos moralistas, recebeu o Nobel no ano anterior graças ao clima favorável que a extrema-esquerda provoca no meio das artes. Se é de esquerda aplaude-se, se é de direita veta-se ao esquecimento. Céline é prova disso, um escritor de dimensão universal, que provavelmente nunca terá o reconhecimento devido. Entre nós, António Manuel Couto Viana é apenas um entre muitos.
Que ninguém tenha dúvidas, se "Descascando a cebola" fosse publicado antes de 1999, o Nobel da literatura desse ano teria sido outro.
Triste mundo este.

Cuidado com o que pedem


Pedro Passos Coelho está seguro de si. Ainda é oposição, mas já prepara o terreno para quando for Primeiro Ministro.
A revisão constitucional preparada pelo PSD não é mais do que o óbito anunciado do Estado social.
As alterações propostas são muitas, "tendencialmente gratuito" será eliminado na área da saúde, "sem justa causa" será substituído por "razão atendível" no caso dos despedimentos, no plano económico "economia mista" será alterado para "economia aberta" e "desenvolver relações económicas com todos os povos, salvaguardando sempre a independência nacional" será eliminado.
Passos Coelho não é mais do que o arauto português do capitalismo selvagem, do liberalismo progressista, da globalização total com o consequente multiculturalismo fruto da iminvansão.
Não tenham duvidas, com este senhor os superiores interesses da Nação ficam nas mãos do sector privado e serão estes a delinear os desígnios nacionais.
Cuidado com o que pedem...

Terça-feira