segunda-feira, 14 de junho de 2010

José Ayres de Azevedo

José Ayres de Azevedo, termina a licenciatura em Medecina na Faculdade do Porto em Dezembro de 1935, com distinção e a classificação de 18 valores.
Em 1941 ganhou uma bolsa de estudo com vista ao doutoramento sobre higiene racial e biologia hereditária, passando os dois anos seguintes na Alemanha.
Durante esse período trabalhou com os maiores académicos da época, nos institutos de investigação alemães.
Este livro dá-nos a conhecer o percurso deste brilhante cientista, ao mesmo tempo que deixa algumas questões por responder.
Até que ponto se terá envolvido com o regime nacional-socialista?
Porque razão, aquando do seu regresso, foi José ayres segregado da Faculdade de Medicina do Porto e, impedido de apresentar a sua tese? e porque foi suspenso da Ordem dos Médicos?
Reconhecidamente germanófilo, com ligações ao nacional-sindicalismo de Rolão Preto, José Ayres de Azevedo Novaes Basto, terá sido provavelmente um exemplo de que a excelência não è reconhecida, quando partilhada com ideais politicamente incorrectos.

Eleições na Belgica

Ontem, foram conhecidos os resultados eleitorais para o parlamento belga. O grande vencedor foi o partido de direita nacionalista flamengo, o N-VA, dirigido por Bart De Wever.
Este partido conseguiu 31 dos 150 lugares em disputa e defende uma separação gradual e faseada entre o norte flamengo e o sul valão.
Apesar dos esforços da casa real, a Bélgica poderá assim começar um processo de desintegração, quando está a 15 dias de assumir a presidência da união europeia.
A confirmar-se o fim desta nação, há muito anunciado, à que ter em conta as possíveis reacções na Catalunha, Pais Basco e Liga do Norte na Itália.