quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"O Sentido do Fim"

Vencedor do Man Booker Prize 2011, esta obra transporta-nos de forma sublime para a adolescência, onde a sombra do passado desponta o amanhecer da consciência.

Vaticinado a clássico da literatura inglesa.

Petição






Hoje utilizei o barco na ligação Trafaria-Belém-Trafaria. A ultima vez que o fiz tinha sido já à alguns anos e fiquei agradavelmente surpreendido com a natureza lúdica da travessia.

Bem sei que provavelmente quem por lá passa todos os dias, perca com o passar do tempo um pouco o encanto que hoje encontrei, no entanto, acredito que não deixe de ser revigorante para quem utiliza este meio de transporte com frequência. Frequência que soube estar comprometida devido às dificuldades orçamentais do actual governo. Inclusivamente, existe a hipótese de suprir esta ligação, deixando "apeadas" centenas de pessoas que utilizam estas embarcações no seu dia-a-dia. Por isso mesmo assinei a petição que tenta impedir mais um corte "cego", fruto de uma austeridade que tantos atinge. Deixo-vos o link e umas fotografias.

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N4808

"O Último Segredo"




O Último Segredo é o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos e porventura o mais polémico.

Jornalista de investigação, o autor prima pelo rigor cientifico em todos os seus romances. Excluindo o enredo da história, tudo o resto reflecte correntes de pensamento fortemente fundamentadas em factos históricos.

Esta é a mais valia dos seus livros. O romance em si... enredos demasiado explorados, personagens estereotipadas como o herói sedutor ou o assassino implacável, conduzem-nos obrigatoriamente a um final dramático demasiado previsível.

Em suma, um mau romance que devido ao seu conteúdo histórico se torna imprescindível a uma população como a nossa, cristã e pouco culta (aqui o trolha incluído).


Para já ficam os dedos...

Numa mensagem de Natal tipicamente liberal, o actual Primeiro-Ministro falou das dificuldades que inevitavelmente surgirão em 2012 e da necessidade de "democratizar a economia".

Em relação ao primeiro ponto, já são vários os portugueses que as estão a sentir à um par de anos, não é propriamente uma novidade. Já em relação ao segundo ponto, convém fazer uma pequena tradução.

De que fala Passos Coelho quando propõe "democratizar a economia"? será o 25 de Abril na economia portuguesa que Francisco Lousã ainda à pouco tempo pedia?

Nada mais errado. A " democratização da economia" é nada mais nada menos que a liberalização total do sector, com os privados a assumirem o papel do Estado em todas as frentes, nomeadamente nos chamados "interesses estratégicos nacionais".

Os anéis já foram, ou estão prestes a ir, com a EDP a passar para os chineses e a Galp a caminho de mãos angolanas. Na extracção mineira vários contratos foram recentemente celebrados entre empresas de capital estrangeiro e o Estado Português.

Com que ficamos? com os dedos, ou seja, com as empresas que dão prejuízo, nomeadamente na área dos transportes. Resta apenas a dúvida de quando serão estes amputados...

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Diabo

O Mundo dos dinossauros



Está em exibição na Cordoaria Nacional, a exposição "O Mundo dos dinossauros".

Este evento, catalogado como o maior da Europa, estará em Lisboa até ao dia 1 de Janeiro de 2012.

Com algum interesse didáctico para a pequenada, conta com uma micro-sessão de cinema 5D( as cadeiras abanam, sentem-se uns salpicos de água e umas lufadas de ar fresco) e com representação à escala de alguns dos famosos repteis.

Pessoalmente, por 4000$00 (já só faço contas em escudos) esperava mais. Mas isso sou eu que estou a ficar velho jarreta.


Adenda: A simpatia dos indivíduos que por lá andam também deixa muito a desejar. Mas isso acho eu, que estou a ficar...

sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas Festas



Em tempo de austeridade exige-se ao individuo um esforço adicional na poupança. Neste caso poupa-se no tecido.

A todos os que por aqui passam desejo um Feliz e Santo Natal. Aproveito também para desejar umas Boas Festas (pelo corpo todo se tivermos em conta as imagens).

O Diabo



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Poupados

Ontem em Coimbra, o meu Sporting viu o titulo de campeão nacional ser comprometido de forma praticamente irremediável.

Uma primeira parte lenta, sem acutilância ofensiva ditou um resultado pouco simpático que nos colocam a 6 pontos dos lideres.

São coisas que acontecem dizem uns, tivemos pouca sorte afirmam outros, porém a realidade foi outra.


Na passada quarta-feira o Sporting deslocou-se a Roma para defrontar a Lázio, num jogo a contar para a Liga Europa. Antes do jogo, já tudo estava decidido. O Sporting seria primeiro do grupo e a Lázio para se apurar tinha de vencer, estando ainda dependente do outro jogo do grupo.

Domingos paciência optou por deixar parte dos titulares habituais da equipa em Lisboa, dando oportunidade a jogadores mais jovens de mostrar o seu valor. O Sporting perdeu, mas acabou o jogo com 6 jogadores portugueses em campo, todos eles oriundos das escolas do clube. Para estes jovens, jogar com um grande europeu na cidade de Roma, foi um prémio merecido, além de um incentivo para o futuro. Bravo Domingos.


E o que é que o jogo com a SSLázio influenciou a partida de ontem em Coimbra?

Aparentemente nada, mas se olharmos com um olhar critico as prestações individuais de cada jogador do Sporting, verificamos que os poupados tiveram uma exibição sofrível.

Capel nem se viu, uma tímida amostra daquilo que nos tem habituado. João Pereira só acordou na segunda parte e Volkswinkel fez-me ter saudades de Pongole.


Mister, para a próxima leve-os todos, sempre é uma garantia de que o rebanho não se tresmalha.

domingo, 18 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Eficácia informativa.

Ontem na cidade belga de Liège, um individuo alegadamente de nacionalidade belga, atirou granadas e alvejou indiscriminadamente transeuntes num atentado nunca antes visto naquelas paragens.

E porque digo alegadamente? porque parto do principio errado de que se nasceu na Bélgica é de nacionalidade belga. Se partisse do principio correcto de que só é belga se o pai e respectiva mãe forem belgas, então poderia afirmar sem receios de cair em erro, de que ontem na cidade belga de Liège um individuo de nacionalidade marroquina levou a cabo uma matança, que teve como consequencia a morte de seis indivíduos e ferimentos em mais de uma centena.

Como tudo isto foi noticia de abertura dos telejornais, caí no erro de ligar o televisor naquela estação de televisão que tem um curral cheio de câmeras há quase dois meses e que dedica grande parte da sua emissão a divulgar imagens exemplares do que por lá se passa.


Mas voltemos à noticia. Imagens do local, um jornalista a fazer o "directo", o testemunho dos sobreviventes, um resumo da "carreira" do homicida, e... o fecho bombástico!!! o individuo tinha ligações à extrema-direita!!!

Nem mais nem menos, um marroquino com ligações à extrema-direita. E eu a pensar que já tinha ouvido tudo, que já difícilmente me surpreendia.

Hoje, fontes de alguma credibilidade jornalistíca afirmam que este senhor afinal até era membro de um movimento radical islâmico. Como é evidente isto já não foi divulgado.


Aproveito para fazer um pequeno paragrafo sobre o que sucedeu na Noruega, com vista a complementar a seriedade e o rigor jornalistico da nossa terra.

Falo evidentemente de Andres Breivik. O nazi Breivik.

Então mas o homem não era pró-Israel?

Era, mas não interessa. Era um nazi pró-israelita.

Então mas não pertencia à maçonaria?

Sim, mas também não interessa, era um nazi maçon pró-Israel.

Então e católico?

Mau, já estás a ser impertinente. Era um nazi católico (que evidentemente se cansou de oferecer a outra face), maçon pró-sionista. Mas como a definição é demasiado longa, basta dizer que era nazi, Tem outro impacto, elucida de forma clara os tele espectadores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reunião fulcral



Como se pode apreciar, esta é a gente que nos governa. Só resta saber quem efectivamente está por detrás destes senhores.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Diabo

Eu estive lá!



Apesar de nenhuma estação televisiva ter feito referencia aos acontecimentos, fica aqui o retrato do que se passou nas comemorações oficiais do 1º de Dezembro.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O Diabo



O Perfeito Nazi



Martin Davidson é um autor e cineasta britânico especialista em assuntos históricos e culturais. Detentor de duas licenciaturas em Oxford, este profissional ao serviço da BBC é o responsável por vários documentários históricos com a marca da prestigiada cadeia televisiva.

Mas Martin é muito mais do que isso. É o neto de Bruno Langbehn, um homem que desde muito jovem lutou pelo ideal Nacional-Socialista Alemão.

Este livro retrata a busca do autor pelo passado obscuro do seu avô, à medida que procura explicações para a ascensão e consolidação do III Reich na sociedade alemã.

Sem deslumbrar, este é um bom livro para quem aprecia uma abordagem pouco tendenciosa da história alemã do século XX. Não fosse o autor neto do visado...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º Dezembro

Porque existem feriados que têm de ser celebrados. Hoje nos Restauradores pelas 16:00 horas.