quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Para já ficam os dedos...

Numa mensagem de Natal tipicamente liberal, o actual Primeiro-Ministro falou das dificuldades que inevitavelmente surgirão em 2012 e da necessidade de "democratizar a economia".

Em relação ao primeiro ponto, já são vários os portugueses que as estão a sentir à um par de anos, não é propriamente uma novidade. Já em relação ao segundo ponto, convém fazer uma pequena tradução.

De que fala Passos Coelho quando propõe "democratizar a economia"? será o 25 de Abril na economia portuguesa que Francisco Lousã ainda à pouco tempo pedia?

Nada mais errado. A " democratização da economia" é nada mais nada menos que a liberalização total do sector, com os privados a assumirem o papel do Estado em todas as frentes, nomeadamente nos chamados "interesses estratégicos nacionais".

Os anéis já foram, ou estão prestes a ir, com a EDP a passar para os chineses e a Galp a caminho de mãos angolanas. Na extracção mineira vários contratos foram recentemente celebrados entre empresas de capital estrangeiro e o Estado Português.

Com que ficamos? com os dedos, ou seja, com as empresas que dão prejuízo, nomeadamente na área dos transportes. Resta apenas a dúvida de quando serão estes amputados...

Sem comentários: