quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sporting Clube de Portugal

O objectivo deste post não é de alguma forma uma tentativa de enaltecer o Sporting e consequentemente minimizar os feitos de outros clubes. Trata-se apenas de uma introdução a uma analise da presente situação do clube.
O Sporting é, neste momento, o clube da Europa com mais troféus - 20.000.
É o clube europeu com mais atletas campeões europeus e mundiais e com medalhas olímpicas.
A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109.
O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid 23 e o Sporting 22: 15 em atletismo, cinco em hóquei em patins, um em futebol e um em andebol.
Sporting, Real Madrid e Barcelona são os clubes da Europa com mais participações nas taças europeias de futebol.
O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos.
O Sporting é o único clube que pode orgulhar-se de ter dois futebolistas por si formados eleitos melhores do mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

O jornal "Sporting" (primeiro número saiu a 31 de Março de 1922) é o mais antigo de todos os clubes mundiais.

O Sporting tem dois museus oficiais, em Lisboa e em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu. A Academia Sporting, com certificação internacional, é a melhor academia de futebol do mundo, seguindo-se a do Lyon e a do Ajax.

Em títulos europeus conquistados o Sporting ainda hoje tem recordes.
No atletismo, tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que, até ao momento, ganhou a Taça dos Campeões Europeus de pista e a Taça dos Campeões Europeus de cross, esta por 14 vezes.
No hóquei em patins, é o único clube europeu que ganhou as três competições europeias (uma Taça dos Campeões, três Taças das Taças e uma Taça CERS).
No futebol tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1) e o recorde de golos marcados por um jogador num só jogo - 6, de Mascarenhas -, ambos no jogo da Taça das Taças de 1963/64, frente ao Apoel de Chipre.
Esta é parte da história de um grandioso clube, que presentemente...

Sem comentários: