quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SCP 5 (cinco) - Vikings 0

Chegaram finalmente os golos. Hoje até o "coxo" marcou dois (no primeiro ainda conseguiu acertar no guarda-redes). Até segunda ordem passa a ser designado nesta casa por "espécie de avançado".
Domínio completo com a equipa a demonstrar solidez táctica e uma enorme entreajuda. Bom trabalho.

Adenda: Tenho de dar a mão à palmatória, nunca pensei que Gelson conseguisse a titularidade a trinco, tendo por concorrentes o Rinaudo e o Elias. Estou rendido, o moço joga de caiaio.

Adenda 2: Viram o gaulês? Fraquinho, fraquinho....


Melhor em campo

Multiculturalismo alimentar

Parece que a McDonals iniciou a comercialização da McBifana em território nacional. Segue-se obviamente o menu McCorato com o copo três a acompanhar e os Da Weesel a protagonizarem o respectivo spot publicitário. Em breve todos os restaurantes chineses terão o xau mi de bacalhau à zé do pipo e a pizza Hut servirá deliciosas fatias de  pizza de feijoada à transmontana. Não esquecer as tripas à moda mineira e o strogonof de alheira mirandesa.
Acho muito bem. O progresso tem destas coisas, quem gosta come, quem não gosta...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SCP 0 - Rio Ave 1

Mau demais para tecer qualquer comentário. O ponto alto da partida foi a homenagem aos 19 atletas leoninos que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos.

Adenda: Ontem, um diário desportivo noticiava que o CSKA oferecia dezoito milhões pelo "coxo".

Vendido!!! Vendido!!!

Adenda 2: Ponham o infiltrado a andar. É pouco criativo para a posição 10, lento para a posição 8 e nada aguerrido para a posição 6. Se por um caso renovar, o que eu duvido, vai acabar de novo ao pé dos judeus.


O melhor em campo

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mais do mesmo...

O governo chegou à conclusão que a meta de 4,5% de défice não é alcançável sem mais medidas  de austeridade. Foi a queda da receita fiscal, o aumento da despesa em alguns sectores, mais a vaca que não pariu e o galo que não cantou. Mais do mesmo, assumir a responsabilidade do falhanço em atingir os objectivos é que não pode ser. Apenas aguarda-mos a chegada do etíope líder dos troicanos para saber o que nos reserva o futuro. 
Oitocentos anos de história reduzidos a isto... é poucaxinho... 

Vikings 1-SCP 1

Jogo pobrezinho que se resume a uma velha máxima do futebol. Quem não marca... sofre.
Após mais uma perdida escandalosa do holandês coxo aos três minutos, os nórdicos marcam aos quinze num lance onde Patrício não esteve isento de culpas.
Na segunda parte mais do mesmo, isolado em frente ao guarda-redes volta a falhar... e o Horsens a meter uma bola no ferro. A perder dois a zero, o Sporting teria grandes dificuldades em passar a eliminatória, assim, vamos ver.
Não se pode comprometer uma época por incapacidade nítida de um jogador. Precisa-se urgentemente de um avançado-centro em Alvalade.

Adenda: O franciú lá continua a titular. O petit tem de andar contente para renovar. Cá para mim, que não sou de intrigas, já tem duas folhas de ordenado. Começou o jogo a 10 onde André Martins é muito superior. Passou depois para 8 onde Shaars vale por dois enfants. Finalmente acabou o jogo a trinco, onde Elias é rei e senhor. Enfim, o politicamente correcto a escrever mais uma triste história no plantel leonino. Fora de Alvalade só é titular na Académica. Esperem e verão.

O pior coxo em campo

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dois Hussardos / A Felicidade Familar



O primeiro (Dois Hussardos), aborda o misticismo que envolve os oficiais de cavalaria russa no início do século XIX. A sua vitalidade temerária que conduz ao excesso, muitas vezes traduzido em violência. De atentar nas diferenças entre a conduta dos dois oficiais, pai e filho.
Felicidade Familiar é um hino ao Amor. A dedicação extrema, o carinho, a correcção no trato, tudo isto encaminhará a relação ao ponto do não retorno, onde a futilidade do momentâneo marca de forma irremediável o mais belo dos sentimentos.

Adenda: Já aqui Tolstói revela a sua atracção pela vida no campo.

Pussy Riot

As "Pachachas Amotinadas" (tradução livre do autor) acabaram condenadas a dois anos de prisão. Pobres moças, apenas invadiram uma catedral com o intuito de filmar um novo videoclip. Entraram, grasnaram, deram uns pinotes e acabaram detidas...
Em defesa do auto-intitulado grupo punk notabiliza-se Madona ,outra que frequentemente anda com o pito aos saltos (dedução do autor, tendo por fundamento a actuação da cantora), que de imediato se insurgiu contra a falta de liberdade artística na terra dos czares. Também o líder dos xuxas tugas enviou uma carta ao embaixador português em Moscovo, onde demonstrou o seu descontentamento pela pena atribuída à banda "grelo revoltado" (tradução livre do autor). Seria irrisório se não fosse ridículo. Tozé Inseguro preocupado com a falta de liberdade de expressão a 9000 Km  de distância... podia-se preocupar com o desemprego por cá, ou com o empobrecimento geral da população portuguesa... mas não, sempre internacional, um jotinha no seu melhor.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cidade berço 0 - SCP 0

Uma boa primeira parte sem deslumbrar e uma segunda onde a supremacia leonina asfixiou o adversário. Faltaram os golos, que, estou convicto, chegarão em breve.

Adenda 1: Se o franciú quer rumar a norte, allez, allez, que o André Martins faz com outra eficácia e rapidez o seu lugar. Prova do que afirmo foi a velocidade imposta pelo Sporting nos segundos quarenta e cinco minutos. Já nem falo do Izmailov, que vale por vinte gauleses.

Adenda 2: Começo a ficar farto dos papagaios que supostamente representam o Sporting nos programas televisivos. Uns autênticos caquécticos ignorantes a cheirar a bafio. Sangue novo com urgência.

Adenda 3: Continuamos sem uma substituição viável para o holandês coxo. Já sinto a falta do Saleiro. Até já recordo com mais simpatia o Caitarde e o Pongolo.

Adenda 4: Ricardo Sá Pinto continua a dar provas da sua competência táctica. A equipa joga coesa e cheia de vontade. A dificuldade esta época será a gestão do plantel. Temos dois bons jogadores para cada posição, não vai ser fácil de gerir o balneário esta temporada.


Melhor "leão" em campo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brave-Indomável


Escrita por Mark Andrews e Brenda Chapman, esta história tem como cenário a Escócia com as suas florestas, clãs e castelos. Um filme animado com um apurado sentido de humor, com a caracterização das personagens a assumir o ponto forte da película.
De salientar também a componente pedagógica, sempre importante e muito presente durante o desenrolar do conto.
Um filme a não perder.

Adenda: Dos que estrearam este verão, Brave-Indomável, tem de longe a minha preferência.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fumo


Classificado por muitos como uma critica à vida politica e intelectual russa de meados do século XIX, este romance é muito mais do que isso, é mais uma bela história de amor de Ivan Turguénev.
Um conto onde a futilidade e soberba das elites reinantes serve de cenário e contexto para um romance trágico, onde o nosso jovem protagonista aprenderá que os valores materiais suplantam os mais nobres sentimentos.

Isto é pequeno demais para mim...

É  frase que mais se ouve na boca dos jovens portugueses. Cheios de si, com pouco mais do que ignorância e pedantismo na bagagem, partem por esse mundo fora na ânsia do reconhecimento que a grande maioria nem em sonhos merece.
Formada nas universidades da treta, à sombra dos bolonhas impostos pela União Europeia, lá parte, convencida que integra o reduzido lote da "fuga de cérebros". 
Regressam passado um par de meses, indignados e à rasca, para junto dos progenitores, que sempre lhes ampararam os golpes e que carregam a responsabilidade do fracasso de toda uma geração.

Descubra as diferenças...



Onze jogos de suspenção e uma multa de £10,000.



?????

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Frase do dia


"Se queremos 10 ou 11 medalhas, rápidas, então temos de mudar de caminho. Há muitos atletas africanos que querem vir para a Europa e as medalhas aparecem",

Adenda: Deixe lá as medalhas e preocupe-se em fazer um trabalho sério, como por exemplo a Federação Portuguesa de Canoagem, que as medalhas logo aparecem. Já agora demita-se, ou está agarrado ao poder?
Dezassete anos a liderar um organismo para conquistar 8 medalhas? é poucaxinho.... Gosta de africanos? apanhe o avião!!!

Pais e Filhos


O romance mais conceituado do escritor russo Ivan Turguéniev.
Nesta obra é retratado o conflito geracional entre pais e filhos. O conservadorismo dos progenitores face ao progressismo da prole.  A negação do romantismo, da arte, das crenças do povo, representada pelo despontar do movimento niilista na Rússia do século XIX. Bazárov e Arkádi são os dois jovens que encarnam este conceito filosófico que tudo contesta, discute e põe em causa, mas que em última análise conduz ao declínio e à morte.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rebentar com aquilo tudo!!!


É esse o espírito. É para rebentar com aquilo tudo e mais nada!!! A primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres conquistada pelo canoísta "leonino" Emanuel Silva e Fernando Pimenta em K2 na distancia de 1000 metros. Os parabéns aos atletas e à Federação de canoagem, que tem vindo a demonstrar o bom trabalho desenvolvido ao longo dos anos. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Águas da Primavera


Uma infeliz história de amor, tendo por base a escravidão dos que cedem à tentação da carne.
Escrita à quase cento e cinquenta anos é notável a actualidade deste conto.

Felicitações

Venho por este meio felicitar as forças de segurança. O motivo pelo qual o faço, está relacionado com a recente politica de reabilitação empregue pelas mesmas, face à crescente onda de criminalidade.
Aqui à uns tempos, salvo erro em Gaia, uns meliantes obrigaram a PSP da zona a uma perseguição que culminou com três disparos para a viatura onde seguiam os "jovens". Um dos disparos reabilitou de forma permanente um dos três fugitivos. Temos portanto uma eficácia de 33,33333%, na recuperação dos criminosos para a sociedade civil. A OCDE deve estar deslumbrada.
Já ontem em Campolide, o agente provou ser apenas necessária uma munição para a regeneração de um alegado (nunca esquecer o alegado) criminoso. Os meus mais sinceros parabéns, melhor só se a legislação obrigasse a família do reabilitado a custear o tratamento.

Adenda: Uma palavra de apoio para os agentes envolvidos nas terapias. Num país de gente séria, no dia que entrassem na sala de audiências, eram de lá retirados em ombros por populares.

domingo, 5 de agosto de 2012

A Morte de Ivan Iliitch


Esta é uma história de vida e morte. A vida de quem está morto e a morte de quem em desespero se apercebe da vida que desperdiçou.
Uma narrativa apaixonante que descreve o sofrimento atroz de quem sente o fim e sabe que este é inevitável. A dor, o desespero, a mágoa e consequente revolta de um ser impotente, que na agonia do leito de morte desperta a consciência para a futilidade de toda uma vida.
No fim a resignação de quem se prepara para partir. A sujeição do sopro da vida, as últimas forças entregues à libertação. A grande libertação chamada morte.

Adenda: O mais belo que a visão de um ignorante pode tentar decifrar.

sábado, 4 de agosto de 2012

Diversidade quanto baste...


Ora aqui está a diversidade necessária.

Os Fantasmas do Rovuna


A epopeia dos soldados portugueses em África na I Guerra Mundial. É assim que nos é apresentado este livro. Mas é mais do que isso, é a discrição dos tempos conturbados da I Republica, onde, o desleixo e insanidade de um regime em tudo semelhante ao de hoje empurrou quatro expedições de soldados portugueses para aquela que é considerada por muitos como a "frente esquecida".
Uma frente de batalha em tudo diferente à do velho continente, onde a má preparação dos nossos homens culminou em resultados em tudo semelhantes.

Adenda: Falta um mapa mais pormenorizado para ajudar o leitor a situar-se na narrativa.