domingo, 27 de fevereiro de 2011

Planetário Calouste Gulbenquian


A 20 de Julho de 1965, foi inaugurado um centro científico e cultural, integrado no Museu de Marinha, na tão emblemática zona de Belém, denominado Planetário Calouste Gulbenkian. Assim se satisfazia uma das aspirações dominantes da Sociedade Astronómica de Portugal, fundada em 1917, como se tornava realidade o antigo sonho de um Oficial de Marinha e brilhante astrónomo-amador, o Comandante Eugénio Conceição Silva. Com o seu espírito inventivo e meticuloso, decisivamente contribuiu para a instalação de um moderno aparelho de projecção astronómica numa sala de cúpula semi-esférica, semelhante a muitas outras infra-estruturas que começaram a ser construídas nas principais capitais europeias, permitindo visualizar as estrelas, em qualquer lugar e qualquer tempo. Um magnífico instrumento didáctico ao alcance de todos, permitindo desse modo uma ampla divulgação da ciência astronómica a um povo com uma tradicional vocação de navegadores e descobridores.

O que acabamos de ler é um resumo da história do planetário Calouste Gulbenquian. Um centro cientifico e cultural, que à data de inauguração ombreava com os seus congéneres europeus (mais uma prova do nosso alegado atraso durante a tenebrosa noite fascista).


História à parte, o planetário ao domingo da parte da manhã tem uma sessão infantil com vista à introdução da astronomia aos nossos pequenos. Digo-vos por experiência própria que é um bom programa familiar.

"Sessão Infantil"
Nesta sessão podemos observar o céu, as estrelas e as constelações, aprendendo a identificar a Ursa Maior e a Ursa Menor para, a partir delas, localizarmos a Estrela Polar e encontrarmos os pontos cardeais. Depois ficamos a conhecer os principais movimentos da Terra e as suas consequências.
Fala-se também da Lua, suas características físicas, movimento em torno da Terra e diferentes fases. Partindo da Terra, fazemos uma breve “viagem” espacial, através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbrantes galáxias. Ao regressarmos ao nosso planeta, somos surpreendidos por um céu muito nublado e assistimos ao espectacular fenómeno da trovoada.


Adenda: A bilheteira abre às 10:30 e os bilhetes para esta sessão são grátis. O inicio está programado para as 11:30, mas convém chegar antes, não há lugares marcados e a natureza humana por vezes revela-se :-).

Plano \nclinado 24/01/2011

O estado a que o Estado chegou II


Já aqui tinha referido a investigação jornalística publicada pelo Diário de Noticias entre os dias 7 e 14 de Janeiro de 2011.

Numa associação com a editora Gradiva, o DN compilou os suplementos e publicou o livro.
É um trabalho exaustivo, provavelmente nunca realizado em Portugal, que demonstra de forma inequívoca o abismo para onde somos sugados pelo peso que o Estado tem na nossa economia.

O preço é de 13€, acessível para quem tem sede de conhecimento e gosta de fundamentar com números a sua opinião.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Taça do Mundo de judo em Praga



Ana Hormigo conquistou hoje a medalha de ouro em Judo na categoria de -48 Kg na Taça do Mundo de Praga.
Na final bateu a chinesa Shugen wu por ippon. Para amanhã à mais combates com participantes lusos.

Reserva mundial de surf


A coalation Save The waves, uma organização cujo principal objectivo é salvaguardar e preservar os principais locais onde se pratica o surf, elegeu a Ericeira como reserva mundial do surf.

É simplesmente a única zona costeira na Europa a receber este estatuto e a quarta em todo o mundo. Boas noticias para os amantes da modalidade, que poderão ainda assistir em Junho nestas praias, a uma prova do Campeonato do Mundo de Surf.


Já tinhamos homem...


Já tínhamos homem e agora o homem tem máquina oficial.

Armindo Araújo foi integrado na equipa oficial da Mini WRC. O bicampeão de Produção sobe assim ao mais alto escalão do mundial de ralis.

As maiores felicidades são os meus votos para o piloto tirsense, conterrâneo do falangista compense.

Wourld press photo 2010


É a fotografia vencedora do wourld press photo 2010. Foi tirada pelo fotografo sul-africano Jodi Bieber e retrata Bibi Aisha, uma jovem afegã de 18 anos cujo crime que lhe valeu a punição revelada na imagem, foi ter fugido dos maus tratos do marido.

Adenda: Um "belo" exemplo da tolerância islâmica.

Tratamento oncológico IV


Fecha-se um triste ciclo. Aparentemente todas as células cancerígenas foram eliminadas.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

The Fighter: Último round


Estreou em Portugal no passado dia 10 de Fevereiro e é um dos filmes obrigatórios para os apreciadores de cinema este ano.

Nomeado para 7 óscares da academia, "The Fighter" conta-nos a história de uma família ligada ao mundo do boxe, que vive entre a glória passada de Dicky Eklund (Christian Bale), um jovem pugilista promissor que entretanto se perde no mundo das drogas e, o seu irmão Micky (Mark Walhberg) que espera a oportunidade para revelar o seu talento.

Um drama familiar magistralmente dirigido por David O. Russel, com interpretações brilhantes da dupla Bale/Walhberg que farão com toda a certeza "The Fighter", um dos vencedores na noite mais importante da sétima arte.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Frase do dia



"Na segunda-parte o Benfica fechou-se e foi mais difícil ter espaço. Se jogássemos sempre contra onze talvez tivéssemos tido mais espaço”.

Se os dirigentes leoninos estivessem propositadamente a tentar humilhar o Sporting Clube de Portugal, não estariam a conseguir melhores resultados.
Nem vou falar do jogo, pois pelas declarações da equipa técnica e dos jogadores no fim do encontro, estou em crer que televisionei outra partida por engano.
Infelizmente o meu clube atravessa situação semelhante à do país a que pertence. É o descrédito total, com indivíduos sem qualquer formação a falar em nome da instituição. A negarem a situação calamitosa que se vive, apesar das evidencias estarem totalmente a descoberto.
Em jeito de brincadeira, e seguindo o raciocínio do treinador adjunto do Sporting, afirmo que sorte sorte foi o Benfica não ter começado o jogo com nove jogadores, pois nesse caso teríamos com toda a certeza sido goleados...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Diabo


Coisas da democracia...


A SIC noticias decidiu suspender por tempo indeterminado o programa plano \nclinado, do apresentador Mário Crespo e dos comentadores Medina Carreira, João Duque e Nuno Crato.
Ora aqui está um belo exemplo do que acontece quando se apresenta ao publico verdades inconvenientes.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Robert Brasillach


31 Março 1909 - 6 Fevereiro de 1945

Plano \nclinado 08/01/2011

Deolinda



Os Deolinda actuaram em 4 datas consecutivas em Lisboa e no Porto na passada semana. Durante as actuações tocaram este tema inédito, que figurará certamente no seu próximo álbum de originais.
A reacção do público é a que se pode ver na gravação. Os próprios Deolinda ficaram surpresos com o impacto que o tema teve na plateia. As rádios já pediram à editora uma versão que passará a partir do inicio desta semana. Aqui fica a letra.

Deolinda - Parva que sou
Música e letra: Pedro da Silva Martins
Sou da geração sem remuneração
e não me incomoda esta condição.
Que parva que eu sou!
Porque isto está mal e vai continuar,
já é uma sorte eu poder estagiar.
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘casinha dos pais’,
se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
e ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!
Sou da geração ‘eu já não posso mais!’
que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Adenda: Os cromos do costume já comparam a banda com Zeca Afonso e com os "artistas" ligados à esquerda revolucionária... eu conheço os anteriores trabalhos do grupo e não podia estar mais em desacordo. Oiçam e engulam, nem toda a música de intervenção está ligada ao esquerdalho!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dominó

Primeiro a Tunísia, agora o Egipto, o Iémem e a Jordânia. Outros se seguiram.
Está em marcha o renascer do tão desejado Califado islâmico. Para os idiotas que aparecem no papel de comentadores a rejubilarem com a chegada da democracia ao norte de África e Médio Oriente, gostaria de lhes lembrar que da única vez que houve eleições verdadeiramente livres na Argélia ganharam os fundamentalistas islâmicos... ah, já me esquecia, gostaria de lhes lembrar também que parte substancial da energia que abastece o Ocidente provém dessas regiões do globo. Depois, quando chegar a factura do gás natural, ou quando abastecerem a 2 euros o litro não se esqueçam de agradecer aos democratas!

O Diabo

Quando este senhor e a cáfila por si liderada deixar o poder, nem as pedras da calçada que pisamos são nossas.