quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os maiores entre os maiores

Hoje enquanto visitava os Destroyers japoneses, o meu filho mais novo, na presença imponente das embarcações, diz-me assim:
-É pai que barco grande- Sorri e, enquanto concordava com o pequeno, a minha mente comparava as 3 500t do Yamagiri e a sua peça de 76mm, com 65 000t e canhões de 457mm (18 polegadas) da classe Yamato.
Classe composta por dois navios, o Yamato e o Musashi e por um terceiro que sem nunca sair dos estaleiros seria reconvertido num porta-aviões.
Não vos canso com pormenores técnicos, digo-vos apenas que foram com larga margem os maiores couraçados de todos os tempos.
O Musashi seria afundado por aviões americanos na batalha do Golfo de Leyta em 1944 e igual destino teria o seu irmão no dia 7 de Abril de 1945, a norte de Okinawa.
Reis sem coroa, estes super couraçados, a par com os seus congéneres de outras marinhas, seriam destronados pelos porta-aviões nas duras e terríveis batalhas navais da II Guerra Mundial.
Pensei em colocar uma fotografia, mas não encontrei nenhuma que mostra-se a real dimensão destes navios. Deixo-vos este vídeo.


Sem comentários: