sábado, 9 de outubro de 2010

A selecção de todos nós


Ontem o estádio do Dragão foi palco do reencontro da selecção com os adeptos.

Um estádio com meia lotação, é um facto, mas o agendamento das partidas para uma sexta feira à noite, as condições climatologicas e o elevado preço dos bilhetes , não contribuíram para que se conseguisse casa cheia.


O jogo começou com os dinamarqueses a tentarem enervar a equipa das quinas, sucessivas perdas de tempo na marcação das faltas, passes para o guarda-redes, tudo valia para forçar a equipa nacional a cometer erros.


Até que aos 29 e 31 minutos Nani, em excelente forma marca os dois primeiros golos lançando Portugal no caminho da vitória. Portugal ainda sofreu um sobressalto aos 79 minutos com um auto-golo infeliz do Boss, mas aos 85 Ronaldo acabou o jogo ao apontar o 3º da selecção.


Na defesa, Eduardo, apesar do pouco trabalho esteve seguro, Coentrão deslumbrante, Carvalho imponente e João Pereira a fazer um bom jogo sem conseguir atingir o seu melhor nível. Pepe o pior no sector. Inseguro, a despejar bolas para a frente, a complicar na transição da defesa para o ataque... eu compreendo que Paulo Bento queira aproveitar o entendimento da dupla de centrais do Real Madrid, mas Bruno Alves é de outro nível.


Meio campo fora de série, onde apenas Carlos Martins não esteve à altura do desejado.


Na frente Nani marcou 2 e assistiu o 3º para Ronaldo concretizar, melhor seria difícil. Ronaldo apenas na 2ª parte deu mostras do seu talento. Hugo Almeida foi o pior na equipa. Não ponho em causa a qualidade do jogador, apenas afirmo que as suas caracteristicas não são compatíveis com o jogo da selecção. Hélder Postiga, presentemente é o melhor que Portugal tem para a posição.


Uma palavra para Paulo Bento, o homem certo para o lugar certo. Teve a atitude correcta desde o primeiro momento, afirmou que o interesse nacional estava em primeiro lugar e provou-o, ao colocar Carlos Martins de inicio e Varela no decorrer do jogo.
No fim do jogo teve a humildade de reconhecer que o mérito da vitória era dos jogadores, que não tinha tido tempo para colocar o seu cunho na equipa. Discordo neste ponto com o seleccionador nacional. Devido ao pouco tempo que os jogadores passam na selecção, o papel principal do treinador e respectiva equipa técnica não é ensaiar complicados modelos de jogo, ou filosofar sobre a essência do futebol. O principal é essencialmente liderar o grupo e, Paulo Bento é
exímio nesse ponto.

Lembro-me quando começou a treinar o Sporting, eu ter dito a um amigo: "é um bom treinador, percebe é pouco de futebol"



Sem querer evidenciar ninguém, deixo-vos a imagem daquele que foi na opinião do trolha o melhor em campo.





Adenda: Ao fundo na imagem, Hélder Postiga a levar longe demais a expressão nortenha "até os comamos ôme".

Sem comentários: