terça-feira, 6 de julho de 2010

Ponte Salazar



Corria o ano de 1958, quando os governantes portugueses decidiram a construção de uma ponte a unir Lisboa, à margem sul do Tejo. No ano seguinte a obra foi a concurso e em 1960, adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company.


Em 1962 iniciou-se a construção e passados aproximadamente 45 meses, no dia 6 de Agosto de 1966 foi inaugurada, 6 meses antes do previsto.


Na data da inauguração, a ponte Salazar era a quinta maior do mundo, a maior fora do continente americano. Conta-se que no dia da inauguração, um dos responsáveis americanos, terá dito ao Presidente do Conselho, que as elites norte-americanas e europeias estavam presentes na inauguração, alojadas no hotel Ritz. António Oliveira Salazar, sorriu e respondeu-lhe que depois descontava no montante a pagar à empresa norte-americana.


O nome da ponte foi sugerido por fontes governamentais, contra vontade do então Presidente do Conselho, que só terá acedido, na condição do seu nome não ser gravado no betão de um dos pilares, mas afixado através de uma placa, com vista a ser menos dispendioso a remoção do mesmo. O senhor era um visionário, anteviu com precisão a canalhice que o futuro traria.

Sem comentários: